Em fase de testes-piloto, os critérios de adaptação às alterações climáticas desenvolvidos no contexto da Mi Ciudad AC2 serão aplicados em quatro áreas urbanas localizadas nas cidades parceiras do projecto.
Cada parceiro seleccionará uma área urbana na qual se realizará a experiência piloto e será estudada através de uma análise de campo, para verificar o seu estado actual ao nível de políticas de planeamento urbanístico e mobilidade, planeamento de zonas verdes, poupança e eficiência energética e sensibilização pública.
Da mesma forma, serão analisadas também as acções que se prevêem desenvolver nestas áreas a curto e médio prazo, para garantir a sua compatibilidade com os critérios de adaptação às alterações climáticas identificados nas quatro áreas-chave do projecto.
Após esta análise, os quatro grupos de trabalho transnacionais de Mi Ciudad AC2 desenvolverão conjuntamente propostas de modificação e melhoria integrada destas áreas urbanas, baseando-se nas orientações metodológicas dos critérios de adaptação às alterações climáticas.
Os resultados desta experiência piloto - para representar o primeiro caso de aplicação prática dos critérios de adaptação às alterações climáticas - serão compartilhados com outras cidades e governos locais do espaço SUDOE e da União Europeia na plataforma de colaboração Mi Ciudad AC2.
Projectos Piloto de cada parceiro: