O Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu (SUDOE) apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Os actores públicos das regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gibraltar) podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável deste espaço Sudoeste europeu, desenvolvendo projectos de cooperação transnacionais relacionados com a inovação, o ambiente, as novas tecnologias da informação e o desenvolvimento urbano sustentável.
Trabalhando juntos, estes actores regionais contribuirão para que o Sudoeste europeu atinja as estratégias da União Europeia em matéria de crescimento, de emprego e de desenvolvimento sustentável. A cooperação transnacional teve o seu início no espaço Sudoeste europeu com o Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III B SUDOE. No que diz respeito ao Objectivo da Política Regional Europeia, o Programa de Cooperação Territorial INTERREG IV B SUDOE é o sucessor directo do programa INTERREG III B SUDOE.
Esta nova geração do programa SUDOE foi elaborada pelos quatro Estados membros (Espanha, França, Portugal e Reino Unido - Gibraltar) e faz parte do Objectivo de Cooperação Territorial Europeia co-financiado pelos fundos estruturais para o período 2007-2013. Para mais informações consultar o sítio: http://www.interreg-sudoe.eu/