FASE 1: Identificação de critérios para a adaptação às alterações climáticas
Os parceiros do projecto irão partilhar informações sobre as políticas municipais para a adaptação às alterações climáticas implementadas nas suas cidades, comparando-as umas com as outras e aprendendo mutuamente com as suas experiências.
Serão formadas quatro grupos de trabalho transnacionais, cada um coordenado pela cidade com mais experiência e conhecimento em cada área:
Málaga: planeamento urbano e mobilidade
Toulouse: planeamento de zonas verdes e espaços naturais
Vila Nova de Gaia: poupança e eficiência energética
Burgos: sensibilização e cidadania participativa
Cada equipa irá seleccionar as melhores experiências das cidades parceiras e realizará um estudo sobre as boas práticas internacionais na sua área de trabalho.
Em cada município parceiro organizar-se-á um seminário de divulgação, no qual se definirão os critérios de adaptação à mudança climática nas suas respectivas áreas de trabalho, a partir de boas práticas seleccionadas.
Cada critério será descrito através de um guia metodológico comum, que irá explicar como aplicar os critérios em projectos urbanos e de como avaliar o seu impacto na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
FASE 2: Aplicação de critérios para os projectos-piloto urbanos
Cada parceiro seleccionará uma área urbana da sua cidade para aplicar os critérios identificados de adaptação às alterações climáticas.
As equipas de trabalho transnacionais irão analisar as características e as políticas urbanas implementadas e apontarão as principais deficiências e lacunas nas suas respectivas áreas.
Após a fase de análise, as equipas irão conceber conjuntamente propostas para a melhoria global destas áreas urbanas, seguindo as orientações metodológicas definidas pelos critérios de adaptação às alterações climáticas.
FASE 3: Divulgação dos resultados
Será elaborado um guia metodológico que descreverá os critérios de planeamento urbano identificados, bem como as boas práticas seleccionadas para a sua elaboração.
Organizar-se-á uma conferência final em Málaga, na qual será oficialmente apresentado ao público tanto o guia metodológico, como as propostas integradas para alteração das áreas-piloto urbanas.
Os representantes políticos das cidades parceiras vão assinar um compromisso de utilização dos critérios de adaptação às alterações climáticas como uma ferramenta estratégica do governo no combate às alterações climáticas.
Finalmente, será lançada uma plataforma de colaboração 2.0 para a troca de experiências sobre políticas urbanas para a adaptação às alterações climáticas, convidando outros governos locais e instituições do espaço SUDOE e Europeu para participar.
Parceiro Área
Eventos
Ayuntamiento de Málaga, Servicio de Programas
Camino de la Desviación s/n (frente al Parque del Morlaco) Málaga 29017
Teléfono : +34 951 928 833 - Fax : +34 951 926 646 - Email :
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.